Oradores

O painel de palestrantes assegura a riqueza e diversidade de perspectivas associada a uma reflexão e opinião fundamentada, resultante da investigação de natureza académica bem como da experiência acumulada.

António Costa da Silva
- Vogal Executivo da Comissão Diretiva do INALENTEJO

Nasceu a 23 de Novembro de 1968, António Costa da Silva é formado em Economia pela Universidade de Évora, e é o atual presidente da Comissão Política Distrital de Évora do PSD.

António Delgado
- Almina

António Delgado nasceu em 1949 em Angola. É licenciado em engenharia de Minas pela Universidade de Luanda. Em 1974 iniciou a sua carreira profissional mineira numa mina de crómio no Brasil. Em 1987 veio para Portugal, tendo trabalhado 20 anos na mina de cobre de Neves Corvo. Em 2008 regressou a Angola, para uma breve passagem pela área das pedreiras, até abraçar em finais de 2009 o novo projeto da Almina, de reabertura da mina de cobre em Aljustrel.

 

António Dieb
- Presidente CCDR Alentejo

Presidente da CCDR Alentejo, António José Costa Romenos Dieb, é licenciado em Sociologia e mestre em Gestão e Recursos, é diretor-geral do CEVALOR - Centro Tecnológico para o Aproveitamento e Valorização das Rochas Ornamentais e Industriais e vereador da Câmara Municipal de Évora.

António Figueiredo
- Economista/ Presidente da Quaternaire Portugal

Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, desempenhou funções de Professor Auxiliar desta Faculdade até Dezembro de 2009, data em que se aposentou. Foi responsável na Faculdade de Economia do Porto pela regência e docência de matérias como Desenvolvimento e Crescimento Económico, Macroeconomia, Globalização e Desenvolvimento Económico, Economia da Inovação, Competitividade e Planeamento para a Sustentabilidade. Foi consultor da CCDR-N, com assessoria à Presidência, e para vários municípios. Coordenou os trabalhos do Plano Regional de Ordenamento do Território da Região Centro. Enquanto consultor internacional tem colaborado em estudos internacionais para a Comissão Europeia e OCDE.

António Parreira
- Presidente da Associação de Beneficiários do Roxo

António Parreira foi professor na Escola Agrária de Beja durante mais de 25 anos, onde foi responsável pelo departamento agrícola, tendo ministrado aulas e participado ativamente nos órgãos de gestão e organização da instituição. Paralelamente teve atividade como empresário agrícola, produzindo gado, azeitonas e milho. Esta atividade permitiu-lhe adquirir um conhecimento prático da agricultura dos nossos dias. Desde 2010, é presidente da Associação de Beneficiários do Roxo, entidade que gere a Barragem do Roxo, em Aljustrel, com uma área irrigada de 8.000 hectares e futura extensão do projeto de Alqueva para 17.000 hectares. Desde 2011, é fundador e gerente da empresa Ibergranatum LDA, consórcio luso-espanhol que se dedica à investigação e produção de romã.

 

António Saraiva
- CIP

Começou a sua vida profissional aos 17 anos na Lisnave. Em 1982, juntamente com Elisa Damião da UGT forma uma lista para a comissão de trabalhadores da Lisnave que, três anos mais tarde, seria elegida. Enquanto presidente desta comissão negociou o primeiro contrato social que se fez em Portugal. Já fora da comissão de trabalhadores, em 1987 o grupo Mello nomeia-o diretor comercial de uma das empresas do grupo, a Metalúrgica Luso-Italiana, S.A. Enquanto empresário desenvolveu uma atividade relevante no associativismo empresarial, tendo chegado a presidente da Confederação da Indústria Portuguesa (CIP). Mais tarde, com a fusão da CIP com a Associação Empresarial de Portugal (AEP) e a Associação Industrial Portuguesa (AIP), torna-se presidente da Confederação Empresarial de Portugal, que ostenta a mesma sigla (CIP).

Artur da Rosa Pires
- Professor Catedrático na Universidade de Aveiro

Artur da Rosa Pires detém competências delegadas relativas ao desenvolvimento de projectos específicos, nomeadamente na coordenação de todas as acções pertinentes em matéria de cooperação para o desenvolvimento regional. Foi Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Coordenador da equipa da Universidade de Aveiro do Projecto de Investigação "COOPTER - Dos Territórios em Rede à Cooperação Territorial", desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.

Carlos Lopes de Sousa
- Presidente Agrocluster Ribatejo

Fundador e Chairman da STI - Sistemas e Técnicas Industriais, Lda, empresa constituída em 1978 que desenvolve a sua actividade nos domínios das soluções tecnológicas para a Agro-indústria, Ambiente e Energia Eólica com trabalhos realizados em Portugal, Moçambique, Angola, Espanha, Açores e Marrocos. Mentor e conselheiro do Inovlinea /Abrantes, Centro de Transferência Alimentar e consultor para o Cluster Agro Industrial do Caxito / Angola. Administrador da Sociedade Agrícola Quinta do Vale da Lousa /Sardoal; Membro da Direcção de Nersant entre 2003/2011; Presidente Agrocluster do Ribatejo desde Maio 2009. Reeleito em Novembro de 2011. Chefiou missões Internacionalização Angola, Moçambique e Marrocos e acções de dinamização e é orador de seminários nas áreas da Internacionalização e Inovação.

João Ferrão
- Pró-Reitor Universidade de Lisboa

João Manuel Machado Ferrão, Investigador Coordenador da Universidade de Lisboa, é Licenciado em Geografia e possui Doutoramento e Provas de Habilitação para Investigador. Foi docente no Departamento de Geografia da Universidade da Faculdade de Letras de Lisboa, tem participado em múltiplos cursos de pós-graduação em Universidades Portuguesas e ainda em Espanha e na Argentina. Foi, em 2005 - 2009 Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades. É atualmente, Geógrafo, investigador, coordenador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS - UL).

João Serrão
- Fundação Serrão Martins

É licenciado em Investigação Social Aplicada (1997), Sociologia (2011) e mestre em Gestão Cultural (2013). Desenvolve, desde 2001, a sua atividade profissional na Autarquia de Mértola, exercendo desde essa data diversas funções nas áreas da cultura, património e turismo. Atualmente é vereador da Câmara Municipal de Mértola e responsável pela Fundação Serrão Martins para a Mina de São Domingos.

Jorge Augusto Miranda
- Etno Ideia

Jorge Augusto Miranda, antropólogo, dedica-se à etnotecnologia e engenharia antiga. Foi responsável pelo levantamento, investigação e recuperação que resultaram na reconstituição atual do Lagar de Azeite da Quinta do Marquês de Pombal. É um dos autores do livro "Portugal - Terra de Moinhos". Criou em 1983 a Etnoideia, empresa especializada em Desenvolvimento Rural, Molinologia e Etnoturismo, de que é gerente. Entre 1983 e 2010 foi Director do Departamento de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social onde foi responsável por projectos como a Orquesta Geração ou o Amadora Empreende. Desde 2010 assume as funções de Director Geral da Fundação Benfica.

Jorge Malheiros
- IGOT - Universidade de Lisboa

Professor Associado no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa. Licenciado em Geografia, em 1993 fez Mestrado em Geografia Humana e Planeamento Regional e Local, e no ano 2001, Doutorou-se em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de Lisboa. Tem como interesses de investigação as Migrações, incluindo segregação, integração sócio espacial, análise de fluxos e transnacionalismo; a Geografia Social Urbana, nomeadamente habitação, mobilidades e inovação sócio espacial; e a Geopolítica e fronteiras.

José Pacheco Pereira
- Historiador, professor universitário e político

Iniciou, desde cedo, a sua atividade política em movimentos de oposição ao anterior regime. Licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 1978. É historiador, Professor, Universitário e comentador político português. Foi desde muito novo participante ativo em movimentos políticos de oposição ao anterior regime. Foi deputado pelo Partido Social Democrata durante três legislaturas, tendo sido líder parlamentar deste partido. Foi membro da Delegação da Assembleia da República à Assembleia da NATO e Presidente do Subcomité da Europa de Leste e da ex-URSS da comissão Política da Assembleia do Atlântico Norte. Foi também Vice-Presidente do Instituto Luso-Árabe de Cooperação.

Luís Matias
- Presidente da Câmara Municipal de Penela

Nasceu em 1980 e é licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Começou a sua carreira política em 2005 como um membro da Assembleia Municipal de Penela e em 2009 iniciou as funções de Vereador no Município de Penela. De 2011 até 2013 assumiu as funções de Vice-Presidente do Município de Penela. Nestas funções foi responsável pelas políticas locais e regionais dedicadas à inovação, competitividade e empreendedorismo e aos projetos em rede ligados à inovação social. Desde 2013, é Presidente do Município de Penela.

Miguel Sousa Tavares
- Advogado, Jornalista, Comentador, Escritor

Filho do advogado e jornalista Francisco Sousa Tavares e da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen, Miguel Sousa Tavares é natural do Porto. Licenciou-se em Direito na Universidade de Lisboa, e foi na capital que passou a infância e a juventude. Durante mais de uma década foi advogado em Lisboa. Estreou-se no jornalismo em 1978, ano em que iniciou a sua colaboração na Radiotelevisão Portuguesa. Passando também por a SIC e TVI. Das suas incursões literárias resultaram compilações de crónicas, vários romances, livros de contos e uma história infantil. Equador, de 2004, foi um best-seller, estando traduzido em mais de uma dezena de línguas estrangeiras. Rio das Flores, em 2007, teve uma primeira tiragem de 100 mil exemplares. Recebeu o Prémio de Jornalismo e Comunicação Victor Cunha Rego, em 2007.

Miguel Torres
- ACERT- Tondela

Animador e Gestor cultural desde 1986, desenvolve a sua actividade na ACERT - Associação Cultural e Recreativa de Tondela. Diploma Europeu em Gestão de Projectos Culturais - Fundação Marcel Hicter e Concelho da Europa; Parte curricular do Mestrado em Cidades e Culturas Urbanas da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Consultor de projectos da Fundação Cultura Europeia - 2006/2008 Presidente da Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local - 2006/2009 Coordenador da Rede portuguesa da Fundação Anna Lindh para o Diálogo Intercultural desde Março de 2012.

Nelson Brito
- Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel

Atual Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel. Licenciado em Direito, no ano 1999, iniciou o seu percurso profissional como formador na mesma área. Pouco depois, começou a trabalhar como advogado. Estagiou num escritório de advocacia no Algarve, tendo sido, no final do mesmo, admitido na Ordem dos Advogados e convidado pelo patrono a integrar a equipa do referido escritório. Manteve-se por terra Algarvia até 2005, ano em que integrou o Concelho de Administração da GestAlqueva/EDIA.

Moderadores

Os/as convidados/as para moderar as sessões e o debate asseguram uma visão atenta dos temas e do território e uma postura crítica e interpelativa sobre as posições e desafios colocados.

António Lúcio
- Diretor Rádio Pax

António Lúcio é natural de Beja. Foi autor, apresentador e coordenador de vários projetos de rádio. Colaborou como cronista em diferentes publicações. Fez trabalhos de reportagem para a Antena1, Rádio Renascença, Rádio Alfa (Paris) e Rádio Pax (Beja). Fundou o "Pax Jornal" e integrou a equipa fundadora do "Jornal do Comercio", da Associação Comercial do Distrito de Beja. Foi Secretário do Conselho Fiscal da Associação de Rádios de Inspiração Cristã (ARIC) no triénio de 2009/2012. Publicou trabalhos de reportagem na revista "Domingo", do Correio da Manhã. É correspondente do Jornal "Correio da Manhã" e colaborador regular da CMTV. É diretor da Rádio Pax desde 1996.

Ana Paula Figueira
- Docente do ensino superior/ Escritora

Doutorada em Gestão de Empresas, na área do Marketing. Concluiu em 2011 o Pós-doutoramento no Centro de Estudos Geográficos (IGOT/UL) onde é investigadora. Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Beja. Membro da equipa de avaliação e acreditação dos cursos superiores em Turismo (politécnico) da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). As suas áreas de trabalho centram-se no marketing aplicado ao turismo e ao território. Tem estado ligada a vários projectos externos e de intervenção social e comunitária. Autora de vários livros, técnicos e de ficção.

Paula Castanho
- Jornalista

Paula Castanho, jornalista, é natural de Aljustrel. Saiu do Alentejo com 12 anos, mas continua a manter as ligações à terra e, sempre que pode, regressa. Está ao serviço da SIC há 21 anos e, para além do trabalho de repórter, apresentou o programa "SIC Esperança". Atualmente apresenta o programa, de que é também autora, "Retratos da Saúde" no canal SIC Mulher.

Paulo Barriga
- Diretor Diário do Alentejo

Integrou as redações de "O Independente", "Correio da Manhã" e "Visão". Publicou reportagens com regularidade na "Grande Reportagem", "Expresso", "Sol", "Diário Económico", entre outras publicações. Integrou o projeto editorial da Expo?98 desde a sua fase inicial ("Público" e "Diário de Notícias"). Publicou livros de reportagem, etnografia, fotografia e poesia. É licenciado em Jornalismo Internacional pela Escola Superior de Jornalismo do Porto.

Outras Edições:
Edição - 2015
Edição - 2017


CIDADANIA, INOVAÇÃO & TERRITÓRIO
ALJUSTREL | 18 E 19 DE MAIO DE 2017 | CINE ORIENTAL
Organização | Colaboração