Oradores

O painel de palestrantes assegura a riqueza e diversidade de perspectivas associada a uma reflexão e opinião fundamentada, resultante da investigação de natureza académica bem como da experiência acumulada.

Américo Mendes
- Docente / Investigador - Fac. Economia e Gestão da Univ. Católica do Porto

Tem o Doutoramento em Economia, pela Universidade do Arizona (EUA). Foi director do MSc em Economia (2004-09) e é director do MSc em Economia Social da FEG da UCP - Porto (desde 2009). Foi director da Licenciatura em Economia da Faculdade de Economia e Gestão da UCP - Porto (1996-2004). É membro do Scientific Advisory Board do European Forest Institute (desde 2006) e Sócio fundador (1994) e Presidente da Direcção da Associação Florestal do Vale do Sousa (desde 1997). Entre 1980 e 1993 foi Técnico Superior da Comissão de Coordenação da Região Norte.

António Dieb
- Presidente CCDR Alentejo

Presidente da CCDR Alentejo e da Comissão Directiva do Alentejo 2020, António José Costa Romenos Dieb, é licenciado em Sociologia e possui Curso de Mestrado/Especialização em Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade de Évora. É Presidente da EUROACE - EuroRegião Alentejo, Centro, Extremadura e Membro da ARE - Assembleia das Regiões da Europa.

Carolina Mourão
- Associação Cultural Cem Soldos / Festival Bons Sons

Carolina Mourão (1985). Licenciou-se em Geografia, na área de especialização "Ambiente e Desenvolvimento", pela Faculdade de Letras da U. Coimbra. É membro dos corpos dirigentes no SCOCS, há cerca de 10 anos, onde tem vindo a participar e a desenvolver projectos como festival BONS SONS, desde a primeira edição, "Avós e Netos", projecto "Ao Largo", "Campos de férias", que visam a valorização e desenvolvimento do território da aldeia, na sua vertente social. Paralelamente, colaborou com Instituto Nacional de Estatística, durante 5 anos, assumindo as funções como a de Técnica Local do Recenseamento Agrícola de 2009, a de Delegada Regional nos Censos de 2011 e a de Entrevistadora. Conta também com a passagem pelo Centro de Formação Profissional de Tomar e na TOMARFORMA, onde deu formação em Geografia do Turismo, Cartografia e Orientação, Paisagem Natural, Modelos de Urbanismo e Mobilidade. Colaborou com a MUNICIPIA, na elaboração de cartografia de redes viárias, para vários concelhos.

Maria de Fátima Ferreiro
- Docente / Investigadora ISCTE-IUL

Professora Auxiliar no Departamento de Economia Política do ISCTE-IUL. Docência nas áreas da História do Pensamento Económico, Territórios Rurais e Sustentabilidade e Economia Social e Solidária. Investigação sobre Território, Instituições e Inovação, Economia Social e Pensamento Económico. Investigadora do Dinâmica-CET.

Jorge Wemans
- Jornalista

Jorge Wemans, jornalista, anterior diretor de programas da RTP-2. Foi subdiretor do semanário "Expresso", de onde saiu em 1989 para fundar o jornal "Público", onde ocupou as funções de diretor adjunto. Um dos fundadores da ANDC - Associação Nacional de Direito ao Crédito e o primeiro presidente da direcção da associação.

Luís Ferreira
- Associação Cultural Cem Soldos / Festival Bons Sons

Luís Ferreira (1983) Formado em Design Industrial (ESAD.CR, 2006), é fundador e director artístico do Festival BONS SONS. É desde 2013, coordenador da área de produção e desenvolvimento da experimentadesign, onde assume também a coordenação da bienal EXD´13. Entre 2009 e 2013, colaborou com a experimentadesign na produção e desenvolvimento da Bienal EXD e como responsável pela programação regular do Palácio Quintela e do Convento da Trindade. Entre 2006 e 2008, trabalhou no Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas (CENTA) como produtor cultural. Preside à Direcção da Associação Cultural SCOCS desde 2013 onde é dirigente associativo há mais de 15 anos. Paralelamente, é co-fundador do colectivo -mente. É consultor da empresa Opium para a área cultural e desenvolvimento turístico. Em 2014, abraçou a crónica mensal Disco Riscado, no Jornal NA.

Mário Vale
- Docente / investigador IGOT/ UL

Professor Catedrático no Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa com Agregação em Geografia Humana (2009) e Doutoramento em Geografia Humana, Universidade de Lisboa (1999). Docente nas Licenciaturas, Mestrados e Doutoramento do IGOT. Desenvolve investigação nas áreas da Geografia Económica, Conhecimento, inovação e desenvolvimento regional, Crise, resiliência e evolução regional e Política de desenvolvimento regional.

Miguel Torres
- ACERT- Tondela

Animador e Gestor cultural desde 1986, desenvolve a sua actividade na ACERT - Associação Cultural e Recreativa de Tondela. Diploma Europeu em Gestão de Projectos Culturais - Fundação Marcel Hicter e Concelho da Europa; Parte curricular do Mestrado em Cidades e Culturas Urbanas da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; Consultor de projectos da Fundação Cultura Europeia - 2006/2008 Presidente da Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local - 2006/2009 Coordenador da Rede portuguesa da Fundação Anna Lindh para o Diálogo Intercultural entre Março de 2012 e Maio 2014. Coordenador do projecto Tondela+10

Nelson Brito
- Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel

Atual Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel. Licenciado em Direito, no ano 1999, iniciou o seu percurso profissional como formador na mesma área. Pouco depois, começou a trabalhar como advogado. Estagiou num escritório de advocacia no Algarve, tendo sido, no final do mesmo, admitido na Ordem dos Advogados e convidado pelo patrono a integrar a equipa do referido escritório. Manteve-se por terra Algarvia até 2005, ano em que integrou o Concelho de Administração da GestAlqueva/EDIA.

Paulo Mendes
- Presidente da Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA)

Natural de Cabo Verde, Sociólogo, Pós-graduado em Ciências Sociais e está neste momento a preparar a dissertação de Mestrado sobre "Modos de Incorporação das Comunidades de Imigrantes nos Açores". Publicou, em 2007, um livro sobre a comunidade cabo-verdiana nos Açores, intitulado "Ponte Insular Atlântica" e tem apresentado vários artigos sobre a temática das migrações. É cronista semanal no jornal "Açoriano Oriental" e "Terra Nostra" e colabora regularmente na imprensa cabo-verdiana, tem participado, como orador, em diversas iniciativas regionais, nacionais e internacionais sobre a temática das migrações. É ainda fundador e Presidente da Direcção da Associação dos Imigrantes nos Açores, um dos fundadores e Coordenador da Plataforma das Estruturas Representativas das Comunidades de Imigrantes em Portugal. Foi distinguido, em 2008, pela Fundação Calouste Gulbenkian com o prémio "Imigrante Empreendedor do Ano". É, actualmente, Director da Delegação dos Açores da Empresa COMPETIR (Formação & Serviços).

Rui Pena Pires
- Docente / Investigador ISCTE

Professor no ISCTE-IUL, onde concluiu o doutoramento em Sociologia e onde leciona desde 1982 nas áreas da sociologia do desenvolvimento, das migrações e da teoria sociológica. Entre 2004 e 2013 desempenhou diversos cargos de gestão científica, nomeadamente co-coordenador do Mestrado e do Doutoramento em Sociologia, Diretor do Departamento de Sociologia, Pró-Reitor e membro do Conselho Científico e do Conselho Geral. No CIES-IUL, assegura a coordenação científica do Observatório da Emigração. De 2007 a 2010 integrou o Conselho de Administração da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia. Publicou, entre outros, os livros Migrações e Integração (2013) e Portugal: Atlas das Migrações Internacionais (2010).

Sara Albino
- Projeto Buinho Well Being Lab

Sara Albino é co-fundadora do projecto Buinho e investigadora associada do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa. Actualmente, doutoranda em Turismo e Gestão, as suas áreas de interesse multidisciplinares focaram-se crescentemente na necessidade de realizar actividades de investigação aplicada aos utilizadores finais. Tendo vivido na vila de Messejana, do Concelho de Aljustrel, o projeto Buinho surgiu como um retorno a sua historia familiar sustentada no empreendedorismo ligado à criatividade e experimentação.

Moderadores

Os/as convidados/as para moderar as sessões e o debate asseguram uma visão atenta dos temas e do território e uma postura crítica e interpelativa sobre as posições e desafios colocados.

Ana Paula Figueira
- Docente do ensino superior/ Escritora

Doutorada em Gestão de Empresas, na área do Marketing. Concluiu em 2011 o Pós-doutoramento no Centro de Estudos Geográficos (IGOT/UL) onde é investigadora. Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Beja. Membro da equipa de avaliação e acreditação dos cursos superiores em Turismo (politécnico) da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). As suas áreas de trabalho centram-se no marketing aplicado ao turismo e ao território. Tem estado ligada a vários projectos externos e de intervenção social e comunitária. Autora de vários livros, técnicos e de ficção.

Paula Moura Pinheiro
- Jornalista

Paula Moura Pinheiro é jornalista e vive em Lisboa. Na imprensa, trabalhou como repórter, entrevistadora e cronista; na televisão e na rádio como autora, editora e apresentadora de programas. Expresso, Marie Claire, Independente, Grande Reportagem, Rádio Comercial e Rádio Paris Lisboa, SIC, RTP1 e RTP2 são alguns dos órgãos por onde passou. "Sexo Forte", "O Pecado Mora Aqui", "O Senhor que se Segue", "Livres e Iguais", "GLX", "Câmara Clara" e "Visita Guiada" (ainda em curso) são alguns dos programas que dirigiu e apresentou. Responsável pelo "Guia de Leitura 2003" do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, fez comunidades de leitores um pouco por todo o país e co-realizou, durante anos, "Os Clássicos na Gulbenkian". PMP tem quatro livros publicados: Portugal no Futuro da Europa (um livro sobre a primeira versão do Tratado Constitucional Europeu); "27/08" (27 crónicas e oito entrevistas); "Estória da Pré-História do Chapitô" (uma biografia de Teresa Ricou); e "Viagem de Regresso" (relato de uma viagem à Rússia). Entre 2006 e 2012 foi subdiretora da RTP2. PMP é licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Direito Comunitário pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Outras Edições:
Edição - 2014
Edição - 2017


CIDADANIA, INOVAÇÃO & TERRITÓRIO
ALJUSTREL | 18 E 19 DE MAIO DE 2017 | CINE ORIENTAL
Organização | Colaboração