Oradores

O painel de palestrantes assegura a riqueza e diversidade de perspectivas associada a uma reflexão e opinião fundamentada, resultante da investigação de natureza académica bem como da experiência acumulada.

António Oliveira das Neves
- Investigador/ Avaliador D.L.R.

Economista, Mestre em Planeamento Regional e Local. Especialista em avaliação de programas e políticas públicas, estudos de emprego e formação e estudos regionais, com vários livros publicados nestes domínios. No âmbito da sua actividade profissional coordenou inúmeros projectos e estudos, sob encomenda de diversas entidades públicas e associativas, nos domínios do desenvolvimento regional, da agricultura e do desenvolvimento rural-local, parte dos quais na Região Alentejo.

Tiago Teotónio Pereira
- Interventor Norte Alentejo

Tiago Teotónio Pereira nasceu em Marvão, distrito de Portalegre, há 29 anos. Licenciado em Ciência Política (ISCSP - UL), com Especialização em Gestão da Decisão Política, desde 2009 e Pós-graduado em Economia e Políticas Públicas (ISCTE - IUL), em 2010. Desde os 15 anos que é Dirigente Associativo em Marvão. É membro da Assembleia Municipal de Marvão e da Assembleia Intermunicipal da CIMAA - Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo. Tem exercido as funções de Formador e de Gestor em entidades públicas e privadas. Atualmente é Gestor de Programas Regionais de Juventude no IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude, organismo no qual é Técnico em regime de avença.

Bernardo Gaeiras
- FabLab Lisboa

Actualmente é o Director do laboratorio municipal de fabricação digital da Câmara Municipal de Lisboa, o já conhecido Fab Lab Lisboa. Mais recentemente, desde final de 2016, foi também apontado como Director Executivo da incubadora dedicada ao desenvolvimento das indústrias culturais e criativas da cidade, o Centro de Inovação da Mouraria.

Nascido em Lisboa, passou oito anos em Amesterdão onde estudou e exerceu e trabalhou como designer independente e colaborou na implementação do primeiro FabLab no continente europeu. Em 2013 e já de volta a Portugal, torna-se o fundador e director do Fab Lab Lisboa.

Em 2016 foi também seleccionado pela organização StartUp Portugal para desenhar a estratégia de desenvolvimento para a Rede Nacional de FabLabs e Makers. 

Daniel Oliveira
- Jornalista /Comentador político

O jornalista Daniel Oliveira trabalhou n´O Século, no Diário de Lisboa, nas revistas Já e Vida Mundial e no Diário Económico. Foi Investigador, editor e autor de vários programas na RTP. Venceu o prémio revelação Gazeta, do Clube dos Jornalistas, em 1998. Foi autor de vários blogues e colunista n´A Capital. É hoje colunista no Expresso (na sua versão semanal e no diário digital) no Record e participa nos programas Eixo do Mal (SIC Noticias) e Sem Moderação (Canal Q/TSF). Foi dirigente da Plataforma de Esquerda, Politica XXI e Bloco de Esquerda, não tendo hoje qualquer militância ou atividade partidária.

Helena Freitas
- Coordenadora da U.M.V.I.

Doutorou-se em Ecologia pela Universidade de Coimbra em colaboração com a Universidade de Bielefeld, Alemanha, e realizou um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, EUA. É Professora Catedrática do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e detentora da Cátedra Unesco para a Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável. Foi Directora do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra (2004-2012) e Vice-Reitora da mesma Universidade (2011-2015). Foi Presidente da Liga para a Protecção da Natureza entre 1999 e 2002, primeira Provedora do Ambiente e Qualidade de Vida de Coimbra (2002-2005), Presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia e Vice-Presidente da Federação Europeia de Ecologia (2009-2012). É Coordenadora do Centro de Ecologia Funcional, uma unidade de investigação interdisciplinar no âmbito das Ciências Biológicas e Ambiente

José Reis
- Economista

Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais é Doutorado em Economia [1989] com a tese "Os Espaços da Indústria: a regulação económica e a mediação local numa sociedade semiperiférica". Foi Presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro [1996-1999], Secretário de Estado do Ensino Superior [1999-2001] e Presidente do Conselho Científico [1992­?1994 e 2000-2004] e Diretor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra [2009-2015]. Foi Visiting Fellow de Universidades dos Estado Unidos da América, França, Itália e Brasil. É Membro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável [2005- ] e Coordenador do Programa de Doutoramento em Governação, Conhecimento e Inovação [2005- ]. Os livros e artigos que tem escrito são sobre economia portuguesa e europeia, territórios e desenvolvimento regional e instituições e Estado, segundo uma perspetiva institucionalista da Economia.

Luís Afonso
- Cartunista B. Alentejo/ Geógrafo

Com formação académica em Geografia (Universidade de Lisboa, 1988), foi professor da disciplina e trabalhou em projectos de desenvolvimento local/regional até 1995. A partir desse ano dedicou-se exclusivamente aos cartoons, actividade que havia iniciado 10 anos antes. Colabora em vários orgãos de comunicação social, sobretudo na imprensa, com tiras diárias nos jornais Público (Bartoon), A Bola (Barba e Cabelo) e Jornal de Negócios (SA), mas também na televisão e na rádio, com uma rubrica diária na Antena 1 e RTP (A Mosca). É autor de oito livros de cartoons, sete como autor integral e outro como argumentista. Em 2012 estreou-se na ficção com O Comboio das Cinco, a que se seguiu, em 2016, O Quadro da Mulher Sentada a Olhar Para o Ar Com Cara de Parva e outras histórias, ambos editados pela Abysmo.

Manuel Brandão Alves
- Economista

Professor Catedrático (aposentado) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG). Membro dos Grupos de Trabalho "Economia e Sociedade" e Coordanador do Círculo Cultura e Democracia. Lecionou e desenvolveu atividade científica, predominantemente, na área da Economia Regional e Urbana, da Economia do Planeamento e da Economia do Desenvolvimento. Foi anteriormente,Presidente da Direcção da Associação Nacional de Direito ao Crédito (ANDC) - (2004-2009) e (2011-2013),Director Geral do Ensino Superior, Vogal do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Estatística (INE), Coordenador do Curso de Mestrado em Economia e Gestão do Território, do ISEG, Coordenador do Curso de Mestrado em Planeamento Regional e Urbano, da UTL, Presidente do Conselho Directivo do ISEG, Presidente do Departamento de Economia do ISEG, Presidente da Assembleia de Representantes do ISEG e Presidente do Centro de Investigações Regionais e Urbanas (CIRIUS).

Nelson Brito
- Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel

Atual Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel. Licenciado em Direito, no ano 1999, iniciou o seu percurso profissional como formador na mesma área. Pouco depois, começou a trabalhar como advogado. Estagiou num escritório de advocacia no Algarve, tendo sido, no final do mesmo, admitido na Ordem dos Advogados e convidado pelo patrono a integrar a equipa do referido escritório. Manteve-se por terra Algarvia até 2005, ano em que integrou o Concelho de Administração da GestAlqueva/EDIA.

 

Teresa Pinto Correia
- Interventora/ Investigadora AgroRural

Nasceu em Lisboa, 1962. Licenciatura em Geografia em Lisboa. Mestrado Europeu em Ciências do Ambiente, opção Gestão do Ambiente, Bélgica. Doutoramento em Geografia na Universidade de Copenhague, com equivalência ao Doutoramento em Ecologia da Paisagem pela universidade de Évora, em 1993. Esteve 11 anos fora, entre Luxemburgo, Bélgica e Dinamarca e regressou a Portugal em 1996. Atualmente é professora no departamento de Paisagem Ambiente e Ordenamento, na Universidade de Évora. Foi a 1ª Presidente da Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem, 1999-2002, membro da direcção 2002-2005, presidente de novo, desde 2008. Na Universidade de Évora, Presidente do Conselho de Departamento entre 2002-2005. Membro estrangeiro da academia sueca de agricultura e floresta. Desde 2003, coordena o grupo de investigação dynamo (dynamics and management of rural landscape), um grupo interdisciplinar de investigação aplicada sobre a paisagem rural, e desde 2007 coordena o grupo de investigação mais alargado, em paisagens e ecossistemas mediterrânicos, do instituto de ciências agrárias e ambientais mediterrânicas, Universidade de Évora.

Álvaro Cidrais
- Geógrafo / Investigador D.L.R.

Geógrafo, mestre em Geografia Humana e Desenvolvimento Regional, com especialidade em Marketing Territorial. Tem formação de base em Gestão e Ensino da Geografia. É docente e investigador na Faculdade de Arquitectura e Artes da Universidade Lusíada de Lisboa e membro da equipa de coordenação do Fórum Cidadania & Território. É formador, gestor de projectos e consultor independente, técnico de dinamização de redes na Rumo crl, criador e dinamizador do Atelier de Desenvolvimento e do Laboratório de Inovação e Desenvolvimento Sócio-territorial da Universidade Lusíada de Lisboa.

Ana Cristina Teixeira
- Gestora de Projetos e Animadora Cultural

Business coach, freelancer e desde 1984 animadora cultural, coordenou exposições, de pintura e outras manifestações artísticas, no Circulo Cultural, Casa do Bocage, Galeria Central do Município de Setúbal, Igreja de Santiago - Castelo Palmela, Galeria da Biblioteca de Palmela, Cine-Teatro S. João. No Instituto Politécnico de Setúbal foi membro do Conselho Académico, IPS; Conselho Pedagógico, ESCE; Conselho de Representantes, ESCE; Comissão Fundadora da Associação Académica, IPS; Dirigente Associativa, Coordenadora Política Educativa; Comissão de Avaliação do Ensino Superior, ESCE, Certificação A3ES; no associativismo foi escriturária, ASSCTMP, consultora externa da ASSCTMP, participou no Workshop "Time to Discover" IPMA Young Crew Portugal e na APOGEP - MEET THE EXPERTS

- INTERNATIONAL PROJECT MANAGEMENT CONFERENCE (2017).

Moderadores

Os/as convidados/as para moderar as sessões e o debate asseguram uma visão atenta dos temas e do território e uma postura crítica e interpelativa sobre as posições e desafios colocados.

Carlos Pinto
- Director do Correio Alentejo

Licenciado em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Trabalhou como jornalista no Diário do Alentejo e Correio Alentejo. Atualmente, assume as funções de diretor dos jornais Correio Alentejo e Sudoeste.

Flor Pedroso
- Jornalista RDP

Maria Flor Pedroso, Lisboa 1964. Jornalista. Licenciatura em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Começou a vida profissional na Rádio Comercial em 1984, passando mais tarde, em 1987 pela RFM com um  programa de sua autoria "F é Mistério". Apresentou "O Último Metro" e "Oceano Pacífico". Integrou os quadros da TSF como fundadora da primeira rádio de notícias em Portugal, como repórter e editora de noticiários. Foi bolseira, por concurso, da Flad em 1994 na Boston College of Communication e bolseira, por convite, do German Marshall Fund em 1996. Em 1997 passa a pertencer aos quadros da RDP-Antena1, como correspondente parlamentar. Em 2000 fez uma série de entrevistas a protagonistas políticos no extinto CNL, Canal de Noticias de Lisboa. Em 2003 é nomeada editora de política da Antena 1 com a condução e apresentação de uma entrevista política semanal e coordenação editorial de todas as eleições. Colaborou como consultora em programas da RTP, como ?A Marcha do Tempo? e ?Prova Oral? de José Eduardo Moniz e Maria Elisa Domingues. Faz narração de documentários e actualmente do programa da RTP ?Cuidado com a Língua!? de José Mário Costa. De 2006 a 2010 apresentou ?As Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa? na RTP1 e editou e apresentou  "Hora de Fecho", na RTPN e na RTP Informação de 2007 a 2012. Foi prémio Gazeta Rádio colectivo em 1988, reportagem Incêndio do Chiado pela TSF e Prémio SPA 2015 Melhor Programa de Informação Televisão com "Entrevista Maria Flor Pedroso" que passou entre 2009 a 2015 na RTP2. Lecciona jornalismo radiofónico no ISCEM e na ETIC.

Ana Freitas
- Jornalista Voz da Planície

Com a carteira profissional 7525, é jornalista há mais de 10 anos, na Rádio Voz da Planície de Beja, órgão de comunicação social, regional, onde para além da elaboração de notícias faz também, programas de informação.

Na qualidade de jornalista da Rádio Voz da Planície de Beja, Ana Elias de Freitas, colaborou com uma vasta equipa, que incluiu diversas associações de desenvolvimento local do território, no projeto "Radiografias". "Radiografias - Conhecer, Capacitar e Empreender no Baixo Alentejo". Colaborou, igualmente, a nível local, com dois projetos de televisão e um jornal.

Membro do Clube de Leitura da Biblioteca Municipal de Beja e neste âmbito tem participado em diversas iniciativas relacionadas com a leitura e a sua promoção, entre elas, as "Palavras Andarilhas". Mais recentemente participou, na qualidade de membro do júri, na 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura 2016/2017, que se realizou, em Beja, a 19 de abril, com a finalidade de fazer o apuramento para a fase final nacional, dos alunos do 3º Ciclo, que trabalharam os livros "Momo", de Michael Ende e "O homem que plantava árvores", de Jean Giono e do Ensino Secundário, que se debruçaram sobre as obras "A viagem do elefante", de José Saramago e as "Cidades Invisíveis", de Italo Calvino.

Ana Elias de Freitas obteve ainda, este ano, o 1º lugar, no escalão de adultos, do concurso de poesia, dinamizado pelo Município de Vidigueira, "Versos Entrelaçados", no passado mês de março, com o poema "O outro", tendo concorrido ao mesmo, com pseudónimo.

Outras Edições:
Edição - 2014
Edição - 2015


CIDADANIA, INOVAÇÃO & TERRITÓRIO
ALJUSTREL | 18 E 19 DE MAIO DE 2017 | CINE ORIENTAL
Organização | Colaboração