Sobre nós

EDIÇÃO 2015 DAS CONFERÊNCIAS DE ALJUSTREL
"TERRITÓRIOS ATRATIVOS" EM DEBATE

 

O debate sobre o futuro dos territórios regressa a Aljustrel em Maio de 2015. Tal como assumido no rescaldo do êxito da edição de 2014, em 2015, as Conferências de Aljustrel têm lugar no próximo dia 15 de Maio de 2015.

Este evento, promovido pela Câmara Municipal de Aljustrel com o apoio da ESDIME, mantém o lema de enquadramento - Cidadania, Inovação & Território. A edição de 2015 terá como tema central "Da construção de Territórios Atrativos nas Baixas Densidades", tendo presente que a persistência das "sangrias demográficas" no País e, muito particularmente, nos territórios de baixa densidade, concentrados no "interior", exige uma profunda reflexão e perspetivação de estratégias e processos que contribuam para a fixação e atração de pessoas e empreendimentos na globalidade do território nacional.

Apesar destas problemáticas, há muito reconhecidas como fundamentais e com experiências desenvolvidas em diferenciados territórios nas últimas décadas, persistem equívocos, ineficácias e claras dúvidas sobre intervenções que, de forma contínua, consigam, de facto, inverter a realidade. As Conferências de Aljustrel, participadas por conferencistas de reconhecidos méritos, no campo da ação e da reflexão, voltam a colocar estas matérias nas agendas públicas, políticas e mediáticas.

A edição de 2015 vai decorrer num dia e vai ser composta por dois painéis:
» "A "Memória" nas Estratégias Territoriais Atrativas - Que Marketing Territorial ?";
» "Contributos da Diáspora » Migrantes Internacionais & Desenvolvimento Local".

A edição de 2015 é organizada sobre a égide do recém-criado "Conselho Científico & Cooperação", com funções de colaboração nas diversas fases da preparação e realização das Conferências. A composição do conselho assenta em personalidades dos meios académico, cientifico, associativo e institucional que colaboraram na edição de 2014, tais como Ana Benavente, Ana Paula Figueira, Artur Rosa Pires, João Ferrão, Jorge Malheiros, Jorge Wemans, entre outros.

Outras Edições:
Edição - 2014
Edição - 2017


CIDADANIA, INOVAÇÃO & TERRITÓRIO
ALJUSTREL | 18 E 19 DE MAIO DE 2017 | CINE ORIENTAL
Organização | Colaboração