CONFERÊNCIAS DE ALJUSTREL REGRESSAM EM MAIO! PARTICIPEMOS!

O debate sobre o futuro dos territórios regressa a Aljustrel em Maio de 2017. Tal como assumido no rescaldo do êxito da edição de 2015 e com o assumir  das Conferências enquanto bienal, a 3ª edição irá realizar-se nos próximos dias 18 e 19 de Maio.
Este evento, promovido pela Câmara Municipal de Aljustrel, nesta edição, em parceria com a Unidade de Missão para a Valorização do Interior (U.M.V.I.) mantém o lema de enquadramento - Cidadania, Inovação & Território. A edição de 2017 terá como tema central a análise e avaliação do "Programa Nacional para a Coesão Territorial - UMA AGENDA PARA O INTERIOR", na perspetiva do seu aprofundamento, em direção a contributos para a definição da estratégia, com vista à sua operacionalização e potenciação integrada.  
Continuaremos no modelo de painéis por sub-temas com Conferencistas que entremeiem investigadores nas temáticas, interventores territoriais e personalidades públicas, com moderadores jornalistas e, ainda, com uma Conferência de Encerramento que condense o essencial dos contributos das Conferências.
A edição de 2017 vai decorrer em dia e meio vai ser composta por três painéis:

» " Inovação da Base Económica ";
» " Atratividade Territorial ";
» " Abordagens, Redes e Participação ".
A edição de 2017 tal como nos anos anteriores, é organizada sobre a égide do "Conselho Científico & Cooperação", com funções de colaboração nas diversas fases da preparação e realização das Conferências.
Em breve o programa das conferências será aqui divulgado.

A vossa participação será uma mais-valia para as conferências.

 

UMVI associa-se às Conferências de Aljustrel

 

No contexto do Programa Nacional para a Coesão Territorial, da responsabilidade da Unidade de Missão para a Valorização do Interior (UMVI), a par de um programa de ação constituído por 164 medidas, foi proposta uma Agenda para o Interior, que integra oito Iniciativas de caráter interministerial e interinstitucional, organizadas em torno de desafios e questões estruturantes que se colocam ao desenvolvimento dos territórios do interior. Estas iniciativas assentam no reforço o trabalho colaborativo tendo em vista aumentar o conhecimento sobre os problemas, refletir os desafios estratégicos e formular propostas de forma a preparar os processos de intervenção em torno de temas considerados prioritários para o desenvolvimento do interior, a saber: Envelhecimento com Qualidade;   Inovação da Base Económica; Capital Territorial; Cooperação Transfronteiriça; Relação Rural-Urbana; Acessibilidade Digital; Atratividade Territorial; Abordagens, Redes e Participação.

A Agenda do Interior tem por objetivos, relativamente a cada um dos temas prioritários, contribuir para:

1. Reconhecer as especificidades dos territórios do interior na conformação das políticas públicas, privilegiando as abordagens interministeriais, interinstitucionais e intersetoriais;

2. Dinamizar projetos e ações com impacte relevante nos territórios do interior, designadamente através da facilitação ao longo do processo da sua concretização e da melhoria do acesso e da utilização dos instrumentos de financiamento;

3. Aprofundar a base de conhecimento e o intercâmbio de experiências entre a administração central, a administração local e os agentes relevantes em cada um dos temas prioritários;

4. Promover a participação e a discussão alargada em torno dos temas prioritários para o desenvolvimento do interior.

É neste quadro de abertura e promoção de debate que a UMVI se associa com muito interesse e expectativa às Conferências de Aljustrel, antecipando um amplo e produtivo confronto de ideias num evento que se vem afirmando pela qualidade.

Helena Freitas - Coordenadora da Unidade de Missão Valorização do Interior

Outras Edições:
Edição - 2014
Edição - 2015


CIDADANIA, INOVAÇÃO & TERRITÓRIO
ALJUSTREL | 18 E 19 DE MAIO DE 2017 | CINE ORIENTAL
Organização | Colaboração