9 e 10 de maio de 2019

DOCUMENTO DE APRESENTAÇÃO

 

1. Breve histórico das Conferências de Aljustrel

 
Fruto do processo da "Agenda 21 Local de Aljustrel" realizado de 2011 a 2013, do qual  resultou o "Plano Estratégico para o Concelho de Aljustrel", que apontava para grande abertura ao "exterior" para debates enriquecedores, foi decido  nos finais de 2013 a realização das "Conferências de Aljustrel", no quadro do lema "Cidadania, Inovação & Território".

 
Realizaram-se, assim, em Abril com um programa de dois dias plenos, recheado de Investigadores na matéria e personalidades com regular opinião pública no primeiro dia e no segundo, com protagonistas de projetos nas "baixas densidades" de diversos territórios do país, que culminou com uma excelente Conferência de Encerramento.

 
Tendo sido consideradas "uma pedrada no charco", nos largos tempos em que os "Interiores" esquecidos, e feito um balanço muito positivo, o Município de Aljustrel decidiu que as Conferências "vieram para ficar".

 

Em 2015 realizou-se a 2ª edição, tendo-se assumido que passavam a bienais, e em 2017 a 3ª edição. 


Nas três edições debateram-se as matérias-questões, tais como: a Crise Demográfica, a Inovação Social e Económica, Programas para o Desenvolvimento Territorial, o Marketing Territorial, o papel das Diásporas, as Migrações, a Fixação & Atratividade e o papel das Redes Territoriais, sempre com Conferências de Encerramento com pistas para o que há a realizar. Ver informação sobre edições anteriores em www.conferenciasdealjustrel.com 

 

2. As Conferências de Aljustrel  2019, 4ª edição 


Nesta Edição, com o lema de sempre, iremos ter temáticas mais precisas e claramente na ordem do dia, agora que houve um geral acordar para o "Interior" e para a coesão territorial do todo nacional, matérias para o qual urge dar pistas e respostas que efetivem o agora largamente proclamado.  

Neste quadro, a temática central será "Descentralização e Programações para o Desenvolvimento dos "Interiores", com Coesão Territorial Nacional".

 


Para que apresentações e debates possam ser esclarecidos e propositivos, apresentamos dois painéis temáticos; a saber:


Painel 1 - "A Descentralização de Competências para o Desenvolvimento dos Territórios de Baixa Densidade";


Painel 2 - "Programas Nacionais de Desenvolvimento para um País Diverso".


Quer num, quer noutro, vamos contar com responsáveis políticos, especialistas nas matérias e personalidades com regular opinião pública e como moderadores, jornalistas de dimensão nacional. 


Um relator convidado, irá assegurar a apresentação das linhas mestras do concluído.


Num segundo dia, de manhã, teremos a oportunidade de mostrar dois exemplos do que no Concelho de Aljustrel se vem realizando, com investimento público, a bem do nosso território, a saber: "Parque Mineiro de Aljustrel" e "Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo".


Findaremos com degustação de produtos locais e convívio, no Centro de Artes d´ Aljustrel.  

 

Aljustrel, 9 de Janeiro de 2019

Outras Edições:
Edição - 2014
Edição - 2015
Edição - 2017


CIDADANIA, INOVAÇÃO & TERRITÓRIO
ALJUSTREL | 9 E 10 DE MAIO DE 2019 | CINE ORIENTAL
Organização